sábado, 24 de março de 2012

Tocando Musette de Bach

Hoje eu estava ensinando para um aluno Musette, de Bach.




É bacana para um estudante de piano, mesmo de música popular, estudar alguns temas clássicos. É uma forma de desenvolver a leitura e coordenação e também de ampliar seus horizontes musicais.

Se você tem uma leitura razoável, tente aprender esse tema, é um ótimo treino e uma bela peça, ideal para quem já tem uma noção pois não é muito difícil.

Para auxiliá-lo, caso tenha dúvidas ao estudar, criei dois vídeos, onde toco ela em velocidade normal e um pouco mais lenta para facilitar o acompanhamento.

Lembre-se que a escala da música está em tom de ré maior, portanto, de modo geral, os s e s são automaticamente sustenidos. (por causa da armadura de clave)

Você pode encontrar essa música no livro "O Pequeno Livro de Ana Magdalena Bach", que é basicamente um livro de estudos muito utilizado.

Encontrei no 4shared O Pequeno Livro de Ana Magdalena Bach,  é a música de número 15.

Todas as músicas desse livro são bem legais, vale a pena estudá-lo inteiro.

Os vídeos estão nos links abaixo:

Musette de Bach- Velocidade lenta

Musette de Bach - Velocidade normal

Bons Estudos! =)

dica: visitem meu site com mais aulas de piano e teclado: www.aprendemusicaonline.com.br =)


5 comentários:

  1. Oi, eu tô tentando aprender a tocar teclado sozinha kkk
    Na verdade, tô tentando ler e compreender as partituras, mas tá complicado..
    Eu imprimi essa partitura de Musette de Bach, mas não tô entendendo como que eu faço pra tocar e tal..
    Teria como tu fazer um vídeo explicando, ou poderia me mandar um e-mail? milenabetina(@)terra.com.br Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. o que eu mais tô me confundindo é com essa coisa de tempo e ritmo, como eu sei em que tempo e ritmo devo tocar as notas? me falaram que nas músicas 4/4 (nao sei como que eu vou saber que a musica é nisso), em cada compasso, se a nota tiver a bolinha preenchida, tenho que tocar uma nota e pensar em um tempo, e se a bolinha tiver vazia, tenho que esperar quatro tempos naquela nota..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, vc tem que estudar a início da teoria musical. O tempo é informado logo depois da Clave. Sempre virá acompanhado do tempo. 4/4 é uma das opções. Pegue um programa de leitura de partituras como o Midi Sheet Music que é gratuito e abra os arquivos .mid que será muito interessante pra vc saber como tocar as músicas. Ele lê a partitura e toca mostrando as teclas do piano pra vc. Muito legal.

      Excluir
  3. Milena, eu acho que você deve tentar tocar coisas mais fáceis primeiro.
    Eu leio música, não tenho suas dificuldades de leitura, tenho facilidade para tocar piano e lembro que estas músicas do Bach me davam trabalho.
    Experimente o livro do Mário Mascaranhas, Velhas Canções de Minha Infância. São músicas de roda, Marcha Soldado, A Canoa Virou, e outras menos conhecidas. O acompanhamento é bastante simples, muitas vezes são apenas dois acordes, Dó e Sol7. Como você já conhece a melodia, você vai entender melhor o que está escrito e aprender tocando.
    Meu muito obrigado a Chyou Qi pela indicação do programa Midi Sheet Music. Espero que ainda esteja disponível de graça.
    Atualmente, com tudo que a internet oferece, aprender música é fascinante! Sempre foi, mas agora é mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. E, principalmente, meu agradecimento ao professor José Celso Freitas, pela aula sobre a Musette!!!
    Se fosse possível, o professor poderia indicar a ordem de dificuldade das músicas do Pequeno Livor de Anna Madalena? Da mais fácil à mais difícil, na sua opinião? Eu lembro que elas me davam trabalho. Não cheguei a aprender o livro todo por causa disso... Mas quero tocar as Invenções a Duas Vozes, então vou voltar ao início dos livros pedagógicos do Bach, que é este...
    E repetindo, muito obrigado pela aula!

    ResponderExcluir